Soft skills

Para ser um advogado do futuro, o profissional do Direito deve estar por dentro de todos os assuntos em evidência no mercado, inclusive aqueles que vão além do universo jurídico.

Um dos temas em alta que podem ser aplicados pelos profissionais da advocacia são as soft skills: habilidades comportamentais ligadas à personalidade e à inteligência emocional do indivíduo.

Isso porque, hoje em dia, no mercado jurídico, não basta apenas ter conhecimento técnico, também é preciso ter conhecimento das nuances do ser humano e dominar a inteligência emocional para conseguir se destacar no mercado.

Todavia, nem sempre este tipo de conhecimento é abordado no ensino formal. Por isso que se deve buscá-lo fora da academia; sair da zona de conforto do conhecimento e se expor abrindo horizontes além da letra fria da lei para se tornar um profissional mais qualificado e enfrentar o concorrido mercado jurídico.

Mas o conhecimento é um leque que se abre de forma ampla e, para não perder tempo com assuntos obsoletos, você precisa saber qual é o tipo de conhecimento que vai contribuir para a sua rotina de trabalho.

Sabendo disso, restringimos, neste artigo, as soft skills mais importantes para que você obtenha informações esclarecedoras sobre o assunto e conheça quais são as tendências para o mercado mundial e que podem ser aplicadas no seu escritório de advocacia hoje mesmo.

 

Confira!

 

O que são as soft skills?

Soft skills são habilidades usuais e procedimentais que viabilizam o empoderamento da pessoa e o fortalecimento de competências comportamentais.

Elas vão ajudar na sua rotina, seja no ambiente profissional ou nas relações interpessoais.

São capacidades que podem ser intrínsecas ao ser humano, mas também podem ser assimiladas aliando teoria e prática.

Conhecer sutilezas do ser humano, dominar as emoções, estar atualizado nas novas tecnologias, realizar uma análise de dados e utilizar técnicas de negociação são aptidões fundamentais para o advogado do futuro devido ao impacto que elas geram no desenvolvimento corporativo.

Afinal, desenvolver e trabalhar com pessoas que tenham as soft skills bem desenvolvidas ajudam na hora de sair do campo estratégico e apresentam excelentes resultados na prática.

E no ramo da advocacia, elas são indispensáveis, pois aliadas à técnica jurídica, podem trazer resultados expressivos para o escritório.

Vale lembrar que algumas soft skills já estão presentes no cotidiano do advogado. Para prosperar em suas funções, é preciso habilidades como resolução de problemas, comunicação, além do contato com as pessoas, já que no trabalho jurídico o advogado não depende só de si.

Por exemplo, quando o advogado vai expor a demanda do seu cliente frente ao juiz e seus assessores, deve se comunicar de forma assertiva, clara e séria, tudo isso sem parecer prepotente.

Suas relações estão diretamente ligadas aos seres humanos e, por isso, usar de empatia pode fazer com que seja visto da melhor forma e, com isso, ter o seu pedido analisado com mais atenção.

Contudo, além do conhecimento junto às pessoas, o advogado do futuro também precisa ter conhecimentos específicos e procedimentais para gerenciar o seu escritório.

 

Como posso desenvolver soft skills e ser um advogado do futuro?

Para desenvolver estas competências, é fundamental fortalecer o autoconhecimento e inteligência emocional.

A partir disso, você conseguirá evoluir em outros aspectos e melhorar os seus soft skills.

Para ser um advogado do futuro, você deve olhar para frente. Deve pensar o que o futuro reserva para o Direito e que habilidades é preciso ter para se manter em destaque no mercado. 

Antecipar as tendências e obter conhecimento antes de seus concorrentes o colocará na vanguarda. Mas, para isso, é preciso fazer uma reflexão sobre quais habilidades sociais poderiam ajudar nas demandas.

A partir da identificação dessas habilidades, deve-se investir no aprendizado e na prática, com estudos, treinamentos e, se necessário, na formação de uma equipe que fortaleça estas capacidades.

Identificar pontos fortes e fracos também pode ser bom para você determinar a energia necessária para cada uma das soft skills que está desenvolvendo, mantendo um processo mais eficiente.

É importante entender que o desenvolvimento das soft skills deve ser gradativo. Como aborda capacidades que requerem o aperfeiçoamento com a prática, deve-se revisitar seus conceitos, promover o treinamento e, principalmente, se expor a situações reais que reforcem tudo isso. 

Na prática jurídica, o advogado possui todo dia a oportunidade de trabalhar diretamente com situações que exigem o uso das soft skills, tendo em vista que está sempre ligado a relações interpessoais.

 

O crescimento da inteligência emocional na prática jurídica:

Por possuir estreita ligação com todo tipo de pessoas na prática jurídica, uma das soft skills mais requisitadas ao advogado do futuro é a inteligência emocional. Sua importância ocorre devido a abrangência que esta capacidade possui, pois refere-se a um conjunto de fatores.

O crescimento da inteligência emocional na prática jurídica se manifesta a partir da necessidade do advogado de conseguir melhores relações com seus interlocutores. Este profissional está diretamente ligado a negociações significativas e deve ter uma postura sólida, sem perder a sensibilidade de analisar a situação como um todo. Na resolução de um conflito ou em uma mediação entre duas pessoas, o advogado pode ter todo conhecimento da lei, mas se não tiver domínio de suas próprias emoções, corre o risco de colocar tudo a perder.

O advogado que possui o domínio de suas próprias emoções também tem maior capacidade de lidar com as emoções dos outros. Com empatia e sensibilidade, poderá ser mais prestativo, auxiliando de forma adequada nas ações e decisões, minimizando, assim, o clima hostil para obter a colaboração e atingir maior sucesso nas negociações.

Inclusive, a própria Justiça estimula um clima amistoso entre as partes, desestimulando o conflito e facilitando a conciliação.

O Judiciário está cada vez mais humanizado - e é exatamente por este motivo que a inteligência emocional é considerada uma das soft skills do advogado do futuro. Deste modo, vem sendo adotada por grande parte dos profissionais desta área.

Entretanto, apesar da relevância desta habilidade, existem outras soft skills que são fundamentais para a prática jurídica do advogado do futuro e devem ser analisadas com atenção. Se bem aplicadas, vão melhorar a gestão e os resultados do seu escritório de advocacia.

 

1. Alfabetização digital

Ao longo do texto, frisamos a importância do olhar humanizado nas relações interpessoais do cotidiano jurídico. Contudo, também salientamos a importância de estar atualizado às novas tecnologias para melhorar a eficiência da sua atuação e do trabalho de equipe.

A alfabetização digital é considerada uma soft skill, pois, devido ao avanço tecnológico, pode ser aplicada diretamente na prática jurídica. O advogado do futuro deve estar por dentro das tecnologias do futuro, que facilitem e otimizem o seu trabalho, ainda mais em tempos em que a maioria dos dados estão no mundo digital e que saber navegar por estas águas é imprescindível.

Outro fator que reforça esta prática é o advento do processo eletrônico, ou seja, aquelas pilhas de processos, arquivos gigantes e inúmeros papéis em sua mesa que estão prestes a entrar em extinção. Eles serão substituídos por softwares jurídicos eficientes, análises jurídicas baseadas em inteligência artificial e por recursos que visam melhorar a dinâmica dentro do escritório de advocacia. No entanto, para isso é preciso estar por dentro das constantes mudanças e novidades do mundo tecnológico, bem como saber fazer a leitura do que pode ser aplicável a sua realidade para trazer mais eficiência ao seu trabalho.

 

2. Análise e interpretação de dados jurídicos

Ainda sob a mesma ótica de que a tecnologia está ocupando cada vez mais o cenário jurídico, podemos constatar que estamos diante da maior disposição de dados e informações jurídicas até hoje. Conforme a Tabela de Estatísticas do Poder Judiciário disponibilizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os advogados e demais profissionais da área jurídica dispõem de inúmeros dados que podem ser filtrados por comarcas, procedimentos, órgãos julgadores, entre outros. 

O advogado do futuro, aliado à inteligência artificial, deve saber analisar profundamente estes dados e transformá-los em informação. Com isso, possuirá embasamento para apresentar de forma categórica as soluções mais próximas à realidade do cliente. Todo este conhecimento auxilia os profissionais na tomada de decisões, melhorando a gestão do escritório e obtendo resultados mais significativos.

É claro que, para facilitar na obtenção e análise destes dados, é importante o uso de ferramentas que facilitem o desenvolvimento destas soft skills. Além de sites portadores de informações, softwares jurídicos baseados na análise de dados podem ser usados para potencializar estas habilidades.

 

3. Organização

Quem é da área jurídica conhece a complexidade da rotina do advogado. Ele possui uma infinidade de fatores para organizar: prazos, audiências, reuniões, negociações e produção de teses. Tudo precisa estar em conformidade para que o trabalho no escritório flua de forma harmônica, sem prejudicar a produtividade da equipe e evitar a perda de prazos de processos e documento.

Mas saber gerenciar um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil. E saber organizá-lo é ainda mais difícil. Entretanto, o profissional que desenvolver esta habilidade e conseguir manter tudo em equilíbrio para melhor aproveitamento dos recursos e tempo terá muito mais valor no mercado.

 

4. Colaboração

Esta é outra soft skill que está diretamente ligada às relações interpessoais, já que a colaboração é sempre uma via de mão-dupla. Esta capacidade pode ser aplicada tanto com clientes e advogados das partes contrárias, quanto com a equipe do seu escritório de advocacia.

Afinal, já foi o tempo em que o advogado devia ser combativo e impor seus argumentos e suas ideias a todo custo. O advogado do futuro busca soluções para suas demandas por meio da colaboração. Com isso, gera um impacto positivo nas relações, agilidade na resolução das causas e resultados mais eficientes.

Apesar de ser uma das soft skills, a colaboração deve ser conquistada por meio de respeito, empatia, ética e transparência. Sua prática ocorre nos pequenos gestos do dia a dia, com postura e seriedade durante as negociações, sabendo ouvir atentamente as partes interessadas.

Um profissional que desenvolve essas habilidades, naturalmente estará à frente dos seus pares, pois terá à sua disposição ferramentas e recursos diferenciados que lhe darão maior capacidade para elaborar estratégias e argumentos na busca pelos interesses do cliente.

 

Mas como arranjar tempo para desenvolver estas softs skills?

Para desenvolver estas e outras soft skills, é necessário tempo e dedicação. Por isso que contar com soluções jurídicas de qualidade, como as da Thomson Reuters, são fundamentais para o advogado do futuro, já que elas automatizam os processos e entregam conteúdos atualizados e de qualidade, que otimizam o seu tempo em tarefas operacionais e repetitivas para que você tenha disponibilidade para construir e desenvolver estas habilidades tão requisitadas no mercado.

 

Para conhecer nossas soluções e redefinir a sua realidade entre em contato com a Teksul, representantamos a Thomson Reuters e somos especialistas em ajudar advogados a estar sempre um passo a frente neste mercado tão concorrido!